Para falar sobre tecnologia, automação e transformação digital é preciso antes falar sobre cultura organizacional. Afinal, esse é um importante aliado para que sua empresa consiga alcançar seus objetivos estratégicos.
Isso porque, para chegar a investimentos em ferramentas que possam fazer a diferença para empresas (como é o caso da automação, por exemplo), é preciso se reorganizar e estruturar da melhor forma como essas novas ações terão andamento.
Pensando em todo esse cenário, perguntamos a você: como está a cultura organizacional do seu negócio?
Quer saber mais sobre o assunto, como definir essa cultura e como ela pode ajudar na transformação digital da sua empresa? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro das tendências que podem fazer a diferente na evolução do seu negócio.
Cultura empresarial x cultura organizacional: há diferença?
Para responder logo de cara afirmamos que, sim, cultura empresarial é a mesma coisa que a cultura organizacional. Um termo é mais conhecido que o outro em alguns, mas significam a mesma coisa.
Essa cultura funciona como molde para a mentalidade e comportamento dos profissionais. Tudo isso no intuito de guiar hábitos, princípios, práticas etc. Os elementos dessa cultura devem abarcar:
- Missão: razão pela qual a empresa existe;
- Visão: onde a organização quer chegar a longo prazo;
- Valores: princípios que a empresa não abre mão;
- Pessoas: seus colaboradores, parte fundamental do negócio;
- Espaço físico: importante elemento da cultura empresarial, já que influencia o comportamento dos colaboradores.
Tipos de cultura organizacional
Antes de entrar em como a cultura pode impulsionar e guiar sua empresa no caminho da automação, inovações tecnológicas e transformação digital, é importante entender quais os tipos existentes de cultura organizacional.
Vale destacar que as definições a seguir são baseadas na visão de Charles Handy, autor do livro “Como compreender as organizações”, lançado em 1976. Charles é pioneiro no assunto e por isso é tido como referência.
1 – Cultura do poder
Cultura organizacional característica de pequenos negócios. Na qual a organização é guiada por um único líder, e geralmente tem o poder centralizado em suas mãos.
2 – Cultura de papéis
Essa é mais rígida e burocrática. Nessa cultura os empregados possuem seus papéis, suas funções e são estimulados a fazerem apenas isso, nada mais.
3 – Cultura da tarefa
Essa já é uma cultura organizacional mais horizontal, flexível e motivacional. A organização incentiva a capacidade criativa dos seus colaboradores.
4 – Cultura da pessoa
Nessa cultura o bem-estar do colaborador é colocado em primeiro lugar. Ou seja, o plano de carreira e a retenção de talentos é bem trabalhada pelos gestores.
Qual o papel dessa cultura na preparação para receber automação?
Como estamos falando em comportamento, vale destacar que uma cultura organizacional é algo que pode sofrer alterações ao longo do tempo (e deve!). Afinal, uma instituição não pode parar no tempo e ficar desatualizada com o que acontece no mercado e no mundo de forma geral.
Os pilares citados no tópico anterior servem para nortear e ter uma noção de como uma empresa está agindo ou pode agir no futuro. No entanto, não é preciso se limitar a apenas um formato.
Com isso em mente, que as mudanças e atualizações são necessárias. É importante pensar que uma cultura organizacional bem estruturada é o que sua empresa está precisando para alavancar seu negócio e promover a transformação digital.
Mas para que isso aconteça, seu negócio embarque nas inovações tecnológicas e os setores comecem a se modernizar, é preciso fazer o mapeamento de algumas informações, como por exemplo:
- Definição de missão, visão e valores;
- Promoção de treinamentos técnicos e de consultoria sobre o que pode ajudar seus colaboradores a lidar da melhor forma com seu negócio;
- Definição e análise constante dos objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Conhecimento de todos os níveis;
- Realização de pesquisas internas.
Antes de implementar a tecnologia é preciso ajeitar a cultura organizacional
Para adotar uma nova tecnologia na sua empresa é preciso ajeitar algumas questões internas. Afinal, não tem como uma tecnologia se integrar bem se a organização está em um momento bagunçado.
Por isso, antes de percorrer a jornada de implementação é importante se atentar a alguns pontos:
- Mapear processos: processos escritos e estabilizados evitam falhas de desenvolvimento;
- Atividades padronizadas: a tecnologia de automação precisa de dados que já possuam um padrão de execução;
- Comprometimento dos colaboradores: para isso eles precisam de treinamento, dessa forma vão abraçar a tecnologia de forma mais eficiente com impactos reduzidos;
- Atenção na governança e controles: para que a implementação seja bem-sucedida é preciso que um modelo de trabalho seja estabelecido. Assim como: papeis e responsabilidades na equipe, e claro, criação de indicadores para monitorar o desempenho da implementação.
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