A produtividade em vendas é fundamental para o desenvolvimento do empreendedorismo inteligente, e é considerada pelos especialistas como um dos pilares das empresas do futuro. Assim, ela se tornou um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa ou negócio.
Quando falamos de produtividade, muitas pessoas ainda associam a obtenção de melhores resultados com excesso de trabalho ou horas extras, mas a verdadeira produtividade em vendas está exatamente no caminho oposto, ou seja, em obter resultados melhores com menos trabalho e gastos.
Produtividade em vendas e robotização
O gerente executivo de vendas da Yank Solutions, Márcio Leme explica todo o processo e se é possível aumentar a produtividade no setor de vendas com a robotização. “A Robotic Process Automation pode trazer inúmeros benefícios para o setor de vendas, como atualização cadastral de clientes no ERP, consulta de dados de escore, certidões e análise de crédito para validar uma venda”, destaca Márcio.
O gerente também expõe o que pode atrapalhar a produtividade do setor, ressaltando a falta de foco e organização na condução dos leads, como entregar orçamentos fora do prazo, e falta de organização com a agenda em retornos com o cliente, se tornado estes os principais motivos da perda de uma venda.
Além do mais, Márcio aponta que identificar os “Gaps” do time comercial e o tempo gasto em atividades de mapeamento de oportunidade se torna uma maneira de implementar a robotização nesse processo.
Ainda comenta como aumentar a produtividade. “Tem que tirar o trabalho operacional da equipe, deixando que os vendedores, munidos de informação, foquem na estratégia de venda e consigam converter esses leads”, conclui Márcio.
Márcio ainda faz uma menção importante sobre um case de sucesso na Claro, onde um robô, percorrendo os sistemas e validando todos os dados do cliente para o operador/vendedor da ponta, aumentou 60% a produtividade da equipe.
Processos que podem ser automatizados em vendas
- Captação de leads em sites públicos;
- Extração de relatórios e filtros para criar um funil de venda eficaz;
- Consultas externas de validação do cliente (Certidões negativas, Serasa, Sefaz, etc.);
- Interação com caixa de e-mail para atender solicitação de compra/venda;
- Integração com plataformas omnichanel.
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