Em outros momentos, aqui no blog da Yank Solutions, já apresentamos a automação no varejo como tendência no mercado. E estávamos certos! Agora, o varejo que não se inova fica para trás, uma vez que essa tendência já se consolidou como realidade e necessidade para esse setor do mercado.
É nos bastidores que a magia acontece. E no caso do varejo, quando falamos em bastidores, estamos falando sobre organização de estoque, atendimento, logística e assim por diante. Pensando assim, é nesse ponto que a automação pode ser muito útil.
Por exemplo: quem se lembra de como era feito o controle de estoque em uma loja? Diversas vezes a contagem de produtos era feita de forma manual, o que deixava a tarefa extremamente demorada. Além disso, o risco de erros era bem maior.
Hoje em dia, a automação no varejo pode agilizar tudo isso, e com segurança. Além de deixar o trabalho mais ágil, produtivo e escalado, ele também faz isso de forma precisa, com a redução e até mesmo eliminação de erros.
Quer saber mais sobre o assunto e como a automatização de processos pode ser útil de diversas formas no varejo? Então siga conosco neste artigo e não perca as tendências do mercado.
Automação no varejo já é realidade
Segundo o relatório Automation Now & Next, cerca de 77% das empresas indicaram que pretendem aumentar seus investimentos de automação em 2023. Somado a isso, esperam ter 500 ou mais bots implantados no intervalo de 12 meses.
Esses números não são mais de uma tendência, e sim de investimento em quem deseja se manter competitivo no mercado. Ingressar na automação no varejo é uma necessidade para quem deseja alcançar destaque.
Vale destacar que para automatizar é necessário investir. O valor geralmente é alto, especialmente para lojas menores. No entanto, à medida que a tecnologia se torna mais avançada e acessível, o custo de entrada diminui.
Como a automação no varejo se faz útil?
De acordo com um estudo do Gartner, a estimativa é que até o ano de 2020, 90% das organizações de médio e grande porte teriam, pelo menos, um processo sendo executado por scripts de robô. E o varejo não ficou de fora.
Os usos da automação no varejo podem incluir:
- Suporte e atendimento ao cliente: a automação pode ajudar nessa tarefa com recursos como, por exemplo, chatbots. Isso permite aos usuários obter respostas de perguntas mais frequentes;
- Gestão logística e cadeia de abastecimento: o RPA na logística é extremamente benéfico para o aumento da produtividade no varejo. Os robôs não apenas melhoram os serviços, mas também a comunicação entre as áreas;
- Gestão de ERP: ao terceirizar a funcionalidade de suporte e manutenção da automação no varejo, a empresa responsável pode gerenciar essa parte para garantir que os robôs estejam ajustados e funcionando;
- Inteligência do negócio (business intelligence): a tecnologia pode ajudar a ter dados e informações rapidamente, e informações úteis para que você e sua equipe possam pensar na melhor estratégia de negócios e no planejamento.
Tecnologias para investir e ficar de olho para automação no varejo
Quando falamos em tendência para o varejo não podemos esquecer que muitas dessas coisas não são exatamente novidades, mas que estão ganhando força nos últimos anos ou meses.
Muitas tecnologias que estão sendo amplamente usadas agora existem há algum tempo. No entanto, com o passar dos anos estão sendo aprimoradas e aplicadas em diversos setores de atuação do mercado. Confira algumas que integram as tendências para automação no varejo.
Inteligência artificial na busca visual
Essa tecnologia ajuda a identificar o produto e coisas similares a ele em sites e estoques diferentes. A AI permite que usuários encontrem produtos com apenas uma foto.
Automação de pedidos e atendimento
A previsão é que nos próximos anos cresça cada vez mais o número de robôs móveis autônomos auxiliem nos centros de distribuição no atendimento e pedidos de clientes.
Experiência omnichannel
Essa é uma das tendências em automação no varejo mais fortes. Isso porque o varejo agora precisa integrar e misturar ambientes online e off-line, já que os clientes estão massivamente presente nos dois.
Vitrines inteligentes
Aqui entram as recomendações personalizadas de catálogo que as lojas podem enviar a seus clientes. Essa experiência é possibilitada por meio das preferências geradas na navegação de clientes dentro da sua loja virtual.
Uso de big data na análise preditiva
O varejo, muitas vezes, possui uma imensidade de informações de clientes e potenciais clientes. No entanto, o big data é o que ajuda a direcionar o uso inteligente dos dados do público.
Aproveite cada tendência com uma empresa especializada no segmento
Viu só como seu setor pode aproveitar as tecnologias cada vez mais, inclusive a automação no varejo? E essa solução nós oferecemos aqui na Yank Solutions.
Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Entre em contato.