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Automação no atendimento ao cliente: como a tecnologia ajuda nesse processo?

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A parte de atendimento das empresas é uma das áreas que mais tem aproveitado as oportunidades tecnológicas. A grande demanda de pessoas que desejam tirar dúvidas, resolver problemas, fazer compras ou alguma reclamação, fez com a automação no atendimento ao cliente ganhasse destaque.

Mesmo que a inteligência humana tivesse que lidar com tudo isso, muitos casos poderiam ser resolvidos com robôs. Canais específicos para questões pontuais e estratégias certeiras e personalizadas, já poderiam ser solucionados com tecnologia.

Aí que a automação no atendimento entra em cena. Apesar de possuir profissionais altamente treinados, ainda há desafios que os robôs podem ajudar a superar, como por exemplo:

  • Tempo de espera prolongado;
  • Transferências repetidas;
  • Erros humanos;
  • Necessidade do cliente repetir a informação.

De acordo com a pesquisa “State of Global Customer Service Report”, da Microsoft, 85% dos consumidores consideram o atendimento ao cliente como muito importante. Além disso, 68% dos entrevistados esperam ter suas demandas atendidas, no máximo, em uma hora.

Quer saber mais sobre os benefícios da automação no atendimento ao cliente e sua importância? Então siga conosco neste artigo e veja como a Yank! Solutions pode ajudar o seu negócio.

Por que dar atenção para a automação no atendimento ao cliente?

Um dos maiores indicativos de satisfação e experiência do cliente é o atendimento. Se essa não é uma preocupação da sua organização, deveria começar a ser. Por isso, pensar em automação para atendimento pode ser uma boa escolha.

Um bom atendimento é o que, muitas vezes, confere credibilidade e garante a fidelização de clientes. Afinal, problemas acontecem e quando acontecem, é preciso automação no atendimento ao cliente de qualidade para lidar com o consumidor final.

Para além de tudo isso, é importante lembrar que o vai e vem de inovações tecnológicas apenas melhoraram a forma de atender melhor. E é aí que a automação para atendimento pode ajudar sua empresa.

Vale destacar aqui que é possível fazer a automação no atendimento ao cliente e ainda mantê-lo humanizado e personalizado. Por isso, não há motivo para resistir à essa inovação tecnológica.

Automação no atendimento ao consumidor vem para facilitar

Com uma grande demanda é fato que muitos serviços precisam ser automatizados para que os processos fluam da melhor forma. O atendimento ao cliente não sai dessa lista.

Dependendo do tamanho da empresa, já não faz mais sentido ter uma pessoa do outro lado da tela respondendo a tudo e todos acompanhando os clientes por toda a jornada de compra. É preciso utilizar automação no atendimento, como e-mail marketing, chat boots e tecnologias similares para auxiliar nesse serviço.

Mas isso não quer dizer que o atendimento vai ter uma fala robótica. É necessário também programar essas inovações tecnológicas para que elas saibam conversar com o seu cliente!

E mais do que isso, é preciso que seu site, seus atendentes e o serviço de automação no atendimento falem a mesma língua. Língua essa que o consumidor final entenda da melhor forma possível.

Então vamos concordar que o jeito de falar (seja de forma automatizada ou não) importa demais! Se preocupe com isso.

Como o serviço de automação no atendimento ao cliente pode ajudar sua empresa

É importante ter em mente que ao se tratar de cliente estamos falando de uma pessoa, e para captar e fidelizar essa pessoa a sua marca é preciso gerar conexão. Com isso, é mais do que necessário que o relacionamento com essa pessoa seja o mais rápido, prático e personalizado para ela.

A automação no atendimento entra em ação tornando todos esses processos mais otimizados. Veja as formas com que ela poda ajudar a melhorar a experiência do cliente.

Atendimento personalizado

A partir do momento que você pode contar com uma automação que auxilie no atendimento ao cliente (como um CRM, por exemplo), as possibilidades se multiplicam.

E uma das coisas que é possível melhorar com a automação no atendimento é a personalização do mesmo. Além de saber exatamente o que seu cliente precisa, oferece um atendimento simples e eficaz.

Decisões cada vez mais acertadas

Assim que sua empresa conseguir mapear seu público e conhecer melhor o perfil dos seus clientes, alguns padrões serão estabelecidos. Com isso, é possível tomar decisões mais inteligentes, assertivas e até mesmo possível prever algumas tendências.

Otimização de processos

Esse tópico parece até um pouco chover no molhado. No entanto, com processos otimizados e automação no atendimento, a experiência do cliente com a sua marca pode ter uma transformação que pode acarretar até mesmo fidelização.

Isso porque, além de tornar mais ágil o processo, a automação ainda reduz bastante a margem de falhas.

Além de tudo que foi listado acima, outras formas da automação no atendimento ajudar na melhora da experiência do cliente podem ser:

  • Monitoramento do comportamento do cliente através de dados da sua jornada nos seus canais digitais;
  • Análise de abandonos (daqueles clientes que já não frequentam tanto assim o site da sua marca);
  • Conversas por chat;
  • Agilidade nas pesquisas e obtenção de dados.

Tenha automação no atendimento ao cliente com uma empresa especializada

No intuito de melhorar cada vez mais a experiência do cliente com a sua marca, é importante contar com parceiros sérios e comprometidos. Por isso, uma ótima opção somos nós da Yank! Solutions.

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

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