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Automação cognitiva e RPA: do básico ao avançado para a sua empresa

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A essa altura você já sabe que a automação de processos na sua empresa pode fazer toda a diferença na hora de alavancar os negócios. No entanto, conhecer o RPA e seus benefícios é apenas a ponta do ice berg. Conheça também a automação cognitiva.

É preciso entender primeiro o que é a automação de processos. Toda tarefa que opera em uma lógica de repetição e, claro, que é feita em computador, pode ser automatizada. Nela, o software trabalha de acordo com instruções definidas.

Com isso, alguns processos são otimizados, os erros são reduzidos, a produtividade aumenta e os colaboradores podem direcionar seus esforços para tarefas mais complexas. Por isso, RPA e automação cognitiva pode ser extremamente benéfico para a sua empresa.

Além disso, vale destacar que hoje em dia, a área de tecnologia da informação, em muitas organizações representa um setor inteiro. E automatizar rotinas de backup e recuperação, por exemplo, deixam os processos mais fluídos.

No entanto, antes de automatizar, é preciso entender essas tecnologias e conhecer seus benefícios. Afinal de contas, antes de investir é preciso ver onde ela realmente vai fazer sentido e gerar os resultados que você almeja.

Quer saber mais sobre automação cognitiva e seus benefícios? Então siga conosco neste artigo, e veja como a Yank! Solutions pode ajudar o seu negócio.

Relembre um pouco do RPA e suas vantagens

Antes de entrar na parte de automação cognitiva, é preciso relembrar um pouco sobre o RPA. Basicamente, é uma tecnologia usada para automatizar processos padronizados e repetidos nas empresas. Os robôs realizam a atividade humana em trabalhos que utilizam o computador.

As vantagens RPA incluem automatizar tarefas repetitivas simulando perfeitamente a ação humana. Isso possibilita atuação rápida, com mitigação de erros e o melhor, de maneira ininterrupta.

Para o RPA funcionar, basta ser implantado em qualquer setor que utilize tarefas computadorizadas e ações padronizadas. Dessa forma, os robôs podem servir aos setores públicos e privados.

Qual a diferença entre RPA e automação cognitiva

Para os usuários, na prática mesmo, a diferença entre as automações não fica tão clara assim. Por isso, elas acabam sendo usadas muitas vezes sem os gestores nem sabendo que as duas estão agindo em conjunto.

Mas mesmo sendo tecnologias importantes, o RPA e a automação cognitiva possuem diferenças em como funcionam e o que elas podem fazer. Sendo assim, os CIOs precisam saber distingui-las para poder planejar da melhor forma sua implementação.

RPA: é uma tecnologia mais simples. Basicamente, completa ações repetitivas de entradas de dados digitais já estruturados.

Automação cognitiva: estruturação de dados não estruturados. Ou seja, faz a leitura de e-mails, faturas e outras fontes de dados não estruturada.

Com a ação da automação cognitiva estruturando os dados, aí sim o RPA entra em ação para concluir o aspecto transacional dos processos. Processos estes como:

  • Preenchimento de planilhas;
  • Envio de e-mails;
  • Realização de cálculos;
  • Emissão de relatórios;
  • Reconhecimento de imagens;
  • Alimentação dos mais variados tipos de sistema.

Como implementar RPA e automação cognitiva na sua empresa?

Para adotar uma nova tecnologia na sua empresa é preciso ajeitar algumas questões internas. Afinal, não tem como uma tecnologia se integrar bem se a organização está em um momento bagunçado.

Por isso, antes de percorrer a jornada de implementação de RPA e automação cognitiva, é importante se atentar a coisas como:

  • Mapear processos: processos escritos e estabilizados evitam falhas de desenvolvimento;
  • Atividades padronizadas: a tecnologia do RPA e automação cognitiva precisam de dados que já possuam um padrão de execução;
  • Comprometimento dos colaboradores: para isso eles precisam de treinamento, dessa forma vão abraçar a tecnologia de forma mais eficiente com impactos reduzidos;
  • Atenção na governança e controles: para que a implementação seja bem-sucedida é preciso que um modelo de trabalho seja estabelecido. Assim como: papeis e responsabilidades na equipe, e claro, criação de indicadores para monitorar o desempenho da implementação.

Conte com quem é expert no assunto

Gostou de conhecer mais sobre RPA,  automação cognitiva e como podem ajudar a parte de back office do seu negócio? Essa solução nós oferecemos aqui na Yank! Solutions.

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