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Atendimento automatizado é um diferencial nas empresas

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Não é novidade que o atendimento automatizado ganhou muito espaço no mercado e se tornou um diferencial e até mesmo uma necessidade para quase todos os tipos de negócio.

E não poderia ser diferente. De acordo com o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022 da Zendesk, a integração de IA e automação de processos tem trazido benefícios significativos para a experiência do cliente.

Nesse cenário, o atendimento automatizado ganha uma relevância ainda maior. Isso porque, o estudo mostrou que 61% dos clientes buscam alternativas após uma experiência negativa, aumentando para 72% após duas experiências desfavoráveis.

Sendo assim, as empresas têm ajustado sua abordagem e adotado mais tecnologia para atender de forma mais ágil e eficaz às demandas dos clientes. Afinal de contas, a automação contribui para a personalização e customização dos serviços oferecidos aos clientes.

Quer saber mais sobre automação no atendimento ao cliente? Então siga conosco neste artigo da Yank! Solutions e veja como a tecnologia pode fazer a diferença e diversos tipos de negócios, inclusive no seu.

Como o atendimento automatizado ajuda na humanização e personalização do processo

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Forrester, 80% dos executivos consideram o RPA uma tecnologia importante para tornar as equipes e o atendimento ao cliente mais eficiente.

Somado a esses números, para 88% dos entrevistados o atendimento automatizado é uma estratégia de redução de custos e erros. Isso porque, os processos da empresa são otimizados e as tarefas, assim como a mão de obra humana, são reduzidas.

Já 72% dos entrevistados consideram que o RPA é um facilitador para o autoatendimento do cliente nos canais emergentes.

Além disso, a pesquisa mostrou que 80% dos líderes empresariais estão dispostos a aproveitar os funcionários digitais ou robôs para tarefas rotineiras. Tudo isso, para que os agentes humanos assumam funções estratégicas.

E para finalizar, 49% dos colaboradores entrevistados afirmaram que o atendimento automatizado eliminou boa parte das tarefas mais maçanetes e rotineiras do ofício.

Como o atendimento automatizado pode ajudar sua empresa

É importante ter em mente que ao se tratar de cliente estamos falando de uma pessoa, e para captar e fidelizar essa pessoa a sua marca é preciso gerar conexão. Com isso, é mais do que necessário que o relacionamento com essa pessoa seja o mais rápido, prático e personalizado para ela.

O atendimento automatizado entra em ação tornando todos esses processos mais otimizados. Veja as formas com que ela poda ajudar a melhorar a experiência do cliente.

Atendimento personalizado

A partir do momento que você pode contar com uma automação que auxilie no atendimento ao cliente (como um CRM, por exemplo), as possibilidades se multiplicam.

E uma das coisas que é possível melhorar com o atendimento automatizado é a personalização do mesmo. Além de saber exatamente o que seu cliente precisa, oferece um atendimento simples e eficaz.

Decisões cada vez mais acertadas

Assim que sua empresa conseguir mapear seu público e conhecer melhor o perfil dos seus clientes, alguns padrões serão estabelecidos. Com isso, é possível tomar decisões mais inteligentes, assertivas e até mesmo possível prever algumas tendências.

Otimização de processos

Esse tópico parece até um pouco chover no molhado. No entanto, com processos otimizados e atendimento automatizado, a experiência do cliente com a sua marca pode ter uma transformação que pode acarretar até mesmo fidelização.

Isso porque, além de tornar mais ágil o processo, a automação ainda reduz bastante a margem de falhas.

Além de tudo que foi listado acima, outras formas da automação no atendimento ajudar na melhora da experiência do cliente podem ser:

  • Monitoramento do comportamento do cliente através de dados da sua jornada nos seus canais digitais;
  • Análise de abandonos (daqueles clientes que já não frequentam tanto assim o site da sua marca);
  • Conversas por chat;
  • Agilidade nas pesquisas e obtenção de dados.

Como a tecnologia da Yank! Solutions pode ajudar em tudo isso?

Tecnologias que oferecemos aqui na Yank, como o RPA por exemplo, podem ajudar sua empresa com a atendimento automatizado, otimizar processos e reduzir custos. Veja como.

Automação com RPA

O RPA pode ajudar muito na melhoria da performance do contact center. Essa solução pode humanizar e otimizar o atendimento. É possível utilizar, por exemplo, chatbot em:

  • Sites;
  • Redes sociais;
  • Aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.

Com o auxílio dessa tecnologia, o cliente tem seu tempo otimizado para resolver problemas de baixa complexidade e não irá precisar ocupar um colaborador que poderia resolver problemas maiores. Ou seja, melhora a experiência e ajuda a personalizar e implementar o atendimento automatizado.

Além disso, juntamente com softwares como a URA (Unidade de Resposta Audível), por exemplo, a inteligência pode guiar o cliente para que o mesmo consiga resolver facilmente diversos problemas pouco complicados.

Intelligent Chat

O Intelligent Chat da Yank foi construído com componentes de Machine Learning para Processamento de Linguagem Natural. Dessa forma, a implantação do Chatbot se torna muito mais ágil, pois une componentes de Inteligência Artificial com RPA.

é importante se atentar aos benefícios dessa tecnologia que ajuda a personalizar e ter atendimento automatizado. Tais benefícios incluem:

  • Flexibilidade e facilidade: funcionalidades que ficam disponíveis 24 horas por dia e até mesmo sete dias por semana. Além disso, o cliente pode ser atendido por diferentes canais;
  • Relacionamento com o cliente: com um atendente virtual para cobrança é possível melhorar a experiência e satisfação do usuário, além claro de promover e ajudar a personalizar atendimento;
  • Redução de gastos: soluções que envolvem automação, de modo geral, geram uma redução de custos para a empresa.

Esse chatbot, que pode ser também o atendente virtual para cobrança, possui atendimento 100% automatizado.

Conte com a Yank! Solutions

Quando o assunto é entender a importância do atendimento automatizado e seus diversos benefícios, você pode contar com a Yank! Solutions.

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