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Atendimento ao cliente: como a tecnologia pode melhorar a experiência do consumidor

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Muitos são os fatores que constroem a opinião dos consumidores (e consequentemente sua experiência) em relação a uma empresa, e um deles é o atendimento ao cliente. Por isso, tudo que puder ser melhorado nessa área deve ser analisado. Isso também engloba a tecnologia.

Vale destacar que essa preocupação não se restringe a uma área, mas todos os segmentos que oferecem algum tipo de serviço ou produto aos consumidores. Além disso, se preocupar com a experiência do cliente não é algo que surgiu agora.

Muito já se falava disso antes do período pandêmico no Brasil e no mundo. No entanto, a busca por soluções mais efetivas para o atendimento ao cliente ficou mais acelerada assim que as pessoas ficaram mais tempo em casa.

Isso porque as empresas tiveram que provar seu valor tecnológico. Quem estava antenado conseguiu surfar na onda, quem não estava, precisou aprender a nadar de qualquer jeito.

Com esse cenário em vista, diversas marcas se readequaram e começaram a buscar soluções para essa questão. Muitas delas (a grande maioria, na verdade) vieram das inovações tecnológicas e do uso de robôs.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar no atendimento ao cliente e assim melhorar a experiência do consumidor? Então siga com a gente neste artigo.

Por que dar atenção para o atendimento ao cliente?

Um dos maiores indicativos de satisfação e experiência do cliente é o atendimento. Se essa não é uma preocupação da sua organização, deveria começar a ser. Por isso, pensar em automação para atendimento pode ser uma boa escolha.

Um bom atendimento é o que, muitas vezes, confere credibilidade e garante a fidelização de clientes. Afinal, problemas acontecem e quando acontecem, é preciso um atendimento ao cliente de qualidade para lidar com o consumidor final.

Para além de tudo isso, é importante lembrar que o vai e vem de inovações tecnológicas apenas melhoraram a forma de atender melhor. E é aí que a automação para atendimento ao cliente pode ajudar sua empresa.

Vale destacar aqui que é possível fazer a automação para atendimento ao cliente e ainda mantê-lo humanizado e personalizado. Por isso, não há motivo para resistir à essa inovação tecnológica.

Tecnologia no atendimento ao cliente vem para facilitar e ajudar sua empresa

Com uma grande demanda é fato que muitos serviços precisam ser automatizados para que os processos fluam da melhor forma. O atendimento ao cliente não sai dessa lista.

Dependendo do tamanho da empresa, já não faz mais sentido ter uma pessoa do outro lado da tela respondendo a tudo e todos acompanhando os clientes por toda a jornada de compra. É preciso utilizar automação para atendimento, como e-mail marketing, chat boots e tecnologias similares para auxiliar nesse serviço.

Mas isso não quer dizer que o atendimento vai ter uma fala robótica. É necessário também programar essas inovações tecnológicas para que elas saibam conversar com o seu cliente!

E mais do que isso, é preciso que seu site, seus atendentes e o serviço de automação para atendimento ao cliente falem a mesma língua. Língua essa que o consumidor final entenda da melhor forma possível.

Então vamos concordar que o jeito de falar (seja de forma automatizada ou não) importa demais! Se preocupe com isso.

Como o serviço de automação para atendimento ao cliente faz a diferença

É importante ter em mente que ao se tratar de cliente estamos falando de uma pessoa, e para captar e fidelizar essa pessoa a sua marca é preciso gerar conexão. Com isso, é mais do que necessário que o relacionamento com essa pessoa seja o mais rápido, prático e personalizado para ela.

A automação para atendimento ao cliente entra em ação tornando todos esses processos mais otimizados. Veja as formas com que ela poda ajudar a melhorar a experiência do consumidor.

Atendimento personalizado

A partir do momento que você pode contar com uma automação que auxilie no atendimento ao cliente (como um CRM, por exemplo), as possibilidades se multiplicam.

E uma das coisas que é possível melhorar com a automação para atendimento é a personalização do mesmo. Além de saber exatamente o que seu cliente precisa, oferece um atendimento simples e eficaz.

Decisões cada vez mais acertadas

Assim que sua empresa conseguir mapear seu público e conhecer melhor o perfil dos seus clientes, alguns padrões serão estabelecidos. Com isso, é possível tomar decisões mais inteligentes, assertivas e até mesmo possível prever algumas tendências.

Otimização de processos

Esse tópico parece até um pouco chover no molhado. No entanto, com processos otimizados e automação para atendimento ao cliente, a experiência do consumidor com a sua marca pode ter uma transformação que pode acarretar até mesmo fidelização.

Isso porque, além de tornar mais ágil o processo, a automação ainda reduz bastante a margem de falhas.

Além de tudo que foi listado acima, outras formas da automação para atendimento ao cliente ajudar na sua empresa podem ser:

  • Monitoramento do comportamento do cliente através de dados da sua jornada nos seus canais digitais;
  • Análise de abandonos (daqueles clientes que já não frequentam tanto assim o site da sua marca);
  • Conversas por chat;
  • Agilidade nas pesquisas e obtenção de dados.

Modernize seu atendimento ao cliente com uma empresa especializada

No intuito de melhorar cada vez mais a experiência do cliente com a sua marca, é importante contar com parceiros sérios e comprometidos. Por isso, uma ótima opção somos nós da Yank! Solutions.

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

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